Comportamento do consumidor no mercado imobiliário

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Segundo pesquisa realizada pelas Imobiliária Curitiba, com o objetivo de investigar o comportamento de compra do consumidor de imóveis residenciais novos de dois e três dormitórios, foi constatado que os consumidores, em sua maioria, afirmaram saber que não estavam adquirindo o imóvel dos seus sonhos, entretanto, era o que poderiam obter no momento.

A pesquisa obteve evidências de que a localização foi o principal diferencial com maior destaque entre os que impactaram diretamente no processo de decisão de compra. Os consumidores destacaram, em ordem de importância, a vista, a facilidade de acesso para o trabalho, o sossego da vizinhança e a familiaridade com o bairro vieram logo na sequência.  A credibilidade da construtora foi indicada como um dos principais aspectos para a aquisição do imóvel na planta. A maioria dos consumidores considerou a experiência da construtora, a análise de outras obras construídas, sua situação legal e a referências de terceiros, como sendo primordial para a escolha.

Outros atributos internos determinaram a decisão dos consumidores em último lugar. Entre eles, destacam-se: área privativa, presença de sacadas e uso dos espaços internos, especialmente quando há viabilidade para aumento da sala de estar ou aumento do banheiro para colocação de banheira de hidromassagem, Imobiliária Curitiba por exemplo.